O Projeto de restauração da Notre-Dame de Paris tem certificação PEFC

3 de maio de 2024 Certificação de Projeto

Agora que a reconstrução de toda a estrutura do telhado da Catedral de Notre-Dame de Paris de carvalho maciço, foi concluída, o Instituto de Tecnologia da FCBA, juntamente com o PEFC França, concedeu oficialmente a certificação de projeto PEFC ao estabelecimento público Rebâtir Notre-Dame de Paris, a entidade responsável do projeto de restauro.

Esta certificação confirma a origem sustentável dos materiais de madeira maciça de carvalho utilizados e o carácter responsável do trabalho realizado pela autoridade adjudicante, arquitetos responsáveis dos monumentos históricos e pelos gestores de projeto.

Um compromisso com o património cultural e natural

As molduras medievais da nave e do coro, construídas no século XIII, e as da torre Viollet-le-Duc e de ambos os braços do transepto, datadas do século XIX, foram destruídas no incêndio de 15 de abril de 2019. Estes foram restaurados de forma idêntica, com as mesmas técnicas e materiais utilizados nos originais, de carvalho maciço.

Ao reconstruir a estrutura do telhado de Notre-Dame de Paris em madeira, parte da qual – o grande telhado – também conhecido como “a floresta”, a história entre a catedral e as florestas francesas continuará a ser escrita durante os próximos séculos.

Tal como Notre-Dame, as florestas de França são símbolos vivos do património cultural, tangível e imaterial, sendo por isso importante preservá-las para garantir a sua longevidade para as gerações futuras.

Um compromisso de toda a indústria

Numa demonstração de solidariedade, toda a indústria florestal e da madeira francesa mobilizou-se para fornecer a madeira necessária para cumprir as especificações deste projeto excecional.

Agentes das florestas estatais, florestas comunitárias, cooperativas florestais, especialistas florestais, proprietários privados e empresas de transformação estiveram todos envolvidos para garantir que cada etapa da reconstrução das estruturas fosse realizada usando uma abordagem de gestão florestal sustentável, mantendo o equilíbrio entre as dimensões da floresta, económica, social e ambiental.

Esta abordagem sistémica permite a renovação das florestas de onde provém a madeira, mantendo assim a sua multifuncionalidade, preservando ao mesmo tempo a diversidade, a vitalidade, a produtividade e a capacidade de regeneração.

Certificação de projeto PEFC: prova de compromisso

A certificação de projeto, desenvolvida pelo PEFC, certifica que pelo menos 70% do volume total da madeira utilizada é certificada pelo PEFC, garantido que os requisitos de certificação florestal do PEFC, que definem e controlam um conjunto de regras de gestão florestal aplicáveis a todos os intervenientes florestais (proprietários florestais, gestores florestais, operadores florestais, empreiteiros florestais), foram implementadas.

Adicionalmente, a implementação da cadeia de custódia PEFC na certificação de projeto certifica que todas as partes envolvidas num projeto de construção ou renovação, sejam empresas certificadas ou subempreiteiros, que aplicaram os princípios de controlo definidos pelo PEFC, tornando possível rastrear o fluxo de madeira certificada em todas as etapas da cadeia de abastecimento.

Hoje, graças aos 35 madeireiros certificados PEFC envolvidos no projeto, a maioria dos quais com certificação PEFC, 175 florestas certificadas PEFC e à utilização de mais de 80% de toros certificados PEFC, toda a estrutura da catedral Notre-Dame de Paris beneficia da certificação de projeto PEFC.

A implementação das regras do PEFC para a gestão florestal sustentável, por um lado, e da cadeia de custódia, por outro, significa que a certificação PEFC pode agora ser concedida para todo o projeto de reconstrução em madeira da Notre-Dame de Paris, um testamento do compromisso das partes interessadas com a gestão florestal sustentável e um local de construção em madeira ambiental, social e economicamente responsável.

Philippe Jost, Presidente da Rebâtir Notre-Dame de Paris comentou “Gostaria de agradecer ao PEFC França e ao Instituto de Tecnologia da FCBA por esta certificação. Reconhece o notável empenho e o forte apoio de todos os intervenientes na silvicultura e na indústria da madeira: a ONF, a France Bois Forêt e os seus membros, os presidentes das comunidades florestais, os proprietários privados e os seus representantes, e os madeireiros de toda a França, que doaram árvores e processaram a madeira. Dirijo-lhes os meus mais calorosos agradecimentos, bem como aos pedreiros, projetistas e carpinteiros que colocaram a sua experiência ao serviço do renascimento da catedral, no âmbito de um exemplar projeto de restauro”.

Christine de Neuville, Presidente do PEFC França, acrescentou: “a atribuição desta certificação reconhece o compromisso não só do cliente, Rebâtir Notre-Dame de Paris, mas também de toda a indústria florestal e da madeira para com a sobrevivência a longo prazo da floresta francesa. Esta mobilização sem precedentes da indústria para restaurar um símbolo da herança francesa é uma ilustração perfeita da visão e determinação que o PEFC tem perseguido há 25 anos: reunir e oferecer a todos os intervenientes florestais soluções para enfrentar os desafios comuns que temos pela frente: os desafios ambientais, económicos e sociais que as florestas em França enfrentam face ao aquecimento global e, assim, preservar a floresta francesa”.

Créditos das imagens: © David Bordes - Rebâtir Notre-Dame de Paris, © Patrick Zachmann - Magnum Photos, © Patrick Zachmann - Magnum Photos, © David Bordes - Rebâtir Notre-Dame de Paris

Voltar

Notícias Relacionadas

16 de julho de 2024

Winning Path

Papel e Embalagens

15 de julho de 2024

PEFC ForestHub - Conectar a Sustentabilidade!

Institucional

Campanhas Relacionadas

Newsletter

Subscreva à nossa newsletter