O PEFC ajuda a “Arte Italiana a Regenerar a Vida” no Japão
O Pavilhão da Itália na Osaka Expo 2025 destaca-se como uma das estruturas mais sustentáveis, com mais de 85% dos 742 m3 de madeira usados para construí-lo sendo certificados pelo PEFC.
O PEFC ajuda a “Arte Italiana a Regenerar a Vida” no Japão
2 de julho de 2025 Internacional
O Pavilhão da Itália na Osaka Expo 2025 destaca-se como uma das estruturas mais sustentáveis, com mais de 85% dos 742 m3 de madeira usados para construí-lo sendo certificados pelo PEFC.
Com o tema “A Arte Regenera a Vida” o Pavilhão Italiano foi criado como uma “grande vitrine do artesanato italiano”, inspirando-se na Cidade Ideal do Renascimento. Inclui um espaço teatral para apresentações e exposições, um pórtico e uma praça, coroada por um Jardim Italiano, proporcionando um espaço verde e repleto de plantas, que pode ser visto do Grande Anel.
Projetado por Mario Cucinella Architects (MCA), em colaboração com a empresa de gestão de projetos Beyond Limits e as construtoras Nomura Co. e Nishio Rent All Co., o Pavilhão foi concebido como “um laboratório dinâmico e imersivo, que oferece uma jornada pela Itália, contada através de uma série de experiências sensoriais e narrativas que envolvem ativamente o visitante”. O objetivo é promover a imagem da Itália através da sua excelência artística, tecnológica e científica.
Com uma área de exposição de 3 000 m2 e uma altura útil de cerca de 9 metros, a estrutura inclui 529,5 m3 de vigas laminadas de pinho e abeto certificadas PEFC, 102,31 m3 de painéis de madeira laminada cruzada (CLT) feitos com madeira certificada legal e local (cedro Sugi japonês) e 110,76 m3 de compensado.
Aproximadamente 85% da madeira total usada na estrutura é certificada PEFC – a maior percentagem de madeira proveniente de florestas geridas de forma sustentável em relação ao seu volume entre todos os pavilhões da Osaka Expo 2025.
Antonio Brunori, Secretário Geral do PEFC Itália afirma que “O uso de madeira certificada PEFC é essencial para garantir uma gestão responsável dos recursos florestais e contribuir para o combate à desflorestação”.
A certificação PEFC garante que a madeira provém de florestas geridas de forma sustentável e legal, respeitando rigorosos critérios ambientais, sociais e económicos. Além disso, a madeira certificada é rastreável ao longo de toda a cadeia de fornecimento, proporcionando garantias de transparência e fiabilidade ao consumidor final.
O pavilhão foi projetado como um “laboratório dinâmico” que pode ser transformado e reutilizado após o término da Expo. A intenção é garantir que a madeira “continue a viver” com cada elemento individual reutilizado, inclusive localmente em casas energeticamente eficientes no Japão, armazenando carbono e contribuindo para uma economia circular mais ampla.
Todos os pavilhões nacionais da Expo Osaka 2025 estão abrigados dentro de um gigantesco anel de madeira. O Grand Roof – projetado pelo arquiteto japonês Sou Fujimoto – tem 20 metros de altura, 2 quilómetros de circunferência e uma passarela de 8 metros.
É uma das maiores estruturas de madeira já construídas, com 27 000 m3 de madeira, dos quais 7 000 m3 para o telhado são inteiramente certificados pelo PEFC.
Saiba mais no website da Expo 2025.