O PEFC acolhe Field Trip da Textile Exchange Conference 2025
O PEFC esteve em Talhadas, em Sever do Vouga, para demonstrar no terreno, como a Gestão Florestal Sustentável PEFC apoia as comunidades locais, protege a biodiversidade e contribui para a resiliência climática.
O PEFC acolhe Field Trip da Textile Exchange Conference 2025
21 de outubro de 2025 Eventos
O PEFC esteve em Talhadas, em Sever do Vouga, para demonstrar no terreno, como a Gestão Florestal Sustentável PEFC apoia as comunidades locais, protege a biodiversidade e contribui para a resiliência climática.
Esta jornada inseriu-se no programa da Textile Exchange Conference 2025, que este ano reuniu em Lisboa peritos globais do têxtil e moda, marcas e fabricantes, para explorar como o setor pode acelerar a sua transição para modelos regenerativos e circulares.
A visita incluiu um workshop interativo sobre o fornecimento responsável de fibras celulósica artificiais (MMCF), conduzido por Julia Kozlik e Deepa Hingorani, onde explorámos como as soluções assentes na natureza podem ser a chave para a obtenção de tecidos de base natural, renovável, reutilizável, reciclável e biodegradável como, por exemplo, a viscose. Realçamos, também, o papel do PEFC no cumprimento dos objetivos ESG através de uma análise detalhada de como a gestão florestal sustentável e a certificação apoiam o relato de sustentabilidade das empresas com o seu alinhamento em14 tópicos principais.
André Chaves, em representação da Forestis, apresentou o trabalho desenvolvido pela Associação Florestal de Portugal e destacou o contributo inovador dos projetos financiados pela indústria para a restauração da natureza e da biodiversidade, reforçando o papel das organizações florestais na promoção da sustentabilidade e da economia circular.
Foi um dia muito enriquecedor no qual partilhámos os nossos conhecimentos dando oportunidades de interação com o Sistema de Certificação Regional PEFC do Baixo Vouga e com o património e cultura locais.
A nossa jornada levou-nos pela Rota das Pedreirinhas, visitando as áreas intervencionadas no âmbito do projeto Florestas Sustentáveis e Montes Demonstrativos, dando a conhecer como se produz a matéria-prima que está na base das fibras celulósicas e como o sistema responde aos critérios de certificação PEFC.
Os participantes tiveram ainda a oportunidade de participar de uma plantação de sobreiros, deixando para as próximas gerações um marco da sua passagem neste local.
Agradecemos a todos os que compareceram e ajudaram a tornar esta jornada tão enriquecedora, incluindo:
À Comunidade de Talhadas que nos recebeu calorosamente na pessoa do seu Presidente da Junta de Freguesia, António Dias Dias, Grupo Típico de Talhadas, Padre José Carlos e, em particular, ao Sr. António Afonso de Pinho e ao Sr. António Cardoso que nos acompanharam em todo o percurso.
A todos os nossos oradores: Rafael Marques – Associação Bioliving, José Francisco da Silva Presidente da ACF Baixo Vouga e Vice-Presidente da FORESTIS, André Chaves – Coordenador Técnico na FORESTIS, Luís Sarabando – Diretor Técnico na ACF Baixo Vouga e Presidente do PEFC Portugal.
A todos os assistentes pela sua participação e empenho neste caminho para uma indústria têxtil mais circular e responsável e à organização da Textile Exchange Conference pela oportunidade.
E finalmente à nossa maravilhosa equipa organizadora: PEFC Portugal, ACF BV e Sapadores e PEFC Internacional.