Gestão significa melhores florestas – florestas de futuro
Paula Soares, professora e investigadora no ISA, partilhou connosco o que a floresta su«ignifica para ela e o que torna a gestão florestal sustentável tão importante.
Gestão significa melhores florestas – florestas de futuro
15 de outubro de 2022 Dia Internacional da Mulher Rural
Para assinalar o Dia Internacional das Mulheres Rurais, demos voz às mulheres que trabalham no setor florestal e na floresta.
O que significa a floresta para si, em termos profissionais e pessoais?
A floresta recorda-me a infância, recorda-me as férias passadas na casa do avô do gato, que era na Marinha Grande e dos Avós de Coimbra, que por acaso era em Oliveira do Hospital. Do ponto de vista profissional, é aqui no ISA – Instituto Superior de Agronomia que exerço a minha profissão, portanto, essencialmente transmito conhecimento aos alunos, esperando que eles venham a ser os profissionais responsáveis e que consigam fazer uma gestão florestal bem feita e que contribuam para o desenvolvimento do setor florestal no nosso país.
Como surge a escolha de trabalhar no setor florestal e com a floresta?
Eu vim parar à floresta não propriamente por uma convicção muito grande, mas foi a minha primeira opção, por aqui fiquei, fiz aqui a licenciatura, o mestrado e o doutoramento, entrei para a carreira técnica, mais tarde para a docência e o meu trabalho, que considero bastante importante no desenvolvimento da bioeconomia e da sustentabilidade.
Como vê o seu trabalho para o desenvolvimento da bioeconomia e sustentabilidade?
Não tanto propriamente no meu dia a dia, porque o dia a dia é feito de aulas em que o ensino, mas nos conhecimentos que tenho nos projectos de investigação onde estou envolvida, nomeadamente em projectos ultimamente de resina, portanto perfeitamente identificável com o conceito da bioeconomia como um recurso natural, resina natural que permitem a elaboração de produtos em substituição de derivados de petróleo. E no conceito de sustentabilidade da floresta de que temos hoje, que será a floresta que teremos amanhã, com os mesmos ou mais possibilidades e recursos. É de facto, essa partilha que nós fazemos essencialmente com os alunos.
Que impacte tem o PEFC no seu trabalho?
A certificação PEFC no meu trabalho não tem um efeito direto, mas tem um efeito de transmissão de conhecimento aos alunos pelo trabalho que as entidades certificadoras têm feito em Portugal, contribuindo para uma gestão da floresta adequada e para a redução dos estrangulamentos e das ameaças da floresta portuguesa. Porque, de facto, aquilo que falta à nossa floresta é essencialmente gestão e gestão significa melhor floresta, menos ameaças e uma floresta mais resiliente e mais capaz é uma floresta de futuro, que é aquilo que nós desejamos.