Abertura de nomeações GT PEFC - Requisitos para OC que certificam a GFS

O PEFC convida as partes interessadas por todo o mundo a nomear candidatos para participar no Grupo de Trabalho - Requisitos para Organismo de Certificação que certificam a Gestão Florestal Sustentável. As candidaturas devem ser remetidas até 17 de outubro de 2021.

Abertura de nomeações GT PEFC - Requisitos para OC que certificam a GFS

6 de outubro de 2021 Institucional

O PEFC convida as partes interessadas por todo o mundo a nomear candidatos da comunidade de avaliação da conformidade, sociedade civil, clientes e consumidores para participar no Grupo de Trabalho do PEFC - Requisitos para Organismo de Certificação que certificam a Gestão Florestal Sustentável.

Este Grupo de Trabalho temporário será responsável pelo desenvolvimento da PEFC ST 1004, Requisitos para Organismos de Certificação que certificam a Gestão Florestal PEFC. Esta norma irá definir os requisitos para organismos de certificação que realizam a certificação de gestão florestal PEFC, substituindo o atual Anexo 6.

O trabalho na nova PEFC ST 1004 está bem avançado, sendo esperado que o grupo de trabalho finalize o documento nos próximos meses.

O Grupo de Trabalho (Working Group 2) foi lançado em 2016 como parte do processo de revisão das normas PEFC. Em conjunto com o desenvolvimento do projeto PEFC ST 1004, foi responsável pela revisão da norma de Certificação do Grupo PEFC (ST 1002), aprovada em novembro de 2018. O GT dará continuidade aos trabalhos já realizados no PEFC ST 1004.

A abertura de nomeações visa preencher os lugares disponíveis no grupo, garantindo que são abrangidas todas as categorias de partes interessadas para conclusão do desenvolvimento da ST 1004.

Para nomear um candidato para o Grupo de Trabalho, deve preencher o formulário de nomeação até 17 de outubro de 2021.

Como nomear um candidato

Como o Grupo de Trabalho já está formado, o PEFC procura candidatos para categorias específicas de partes interessadas.
As nomeações devem restringir-se às seguintes categorias:

  • Comunidade de avaliação de conformidade (organismos de certificação, organismos de acreditação, avaliadores do esquema PEFC, consultores)
  • Clientes e consumidores (organizações retalho, organizações de consumidores, consumidores institucionais de produtos de base florestal, incluindo governos)
  • Sociedade civil (ciência, meio ambiente, social e outros grupos de interesse)

Além desta ampla gama de categorias de partes interessadas, o PEFC procura uma representação equilibrada de géneros e regiões nos grupos de trabalho.

Informação importante

A primeira reunião realizar-se-á online no final de novembro ou início de dezembro. Espera-se que aconteça em dois dias e todos os membros do WG devem comparecer. Além disso, os membros precisam ler vários documentos e enviar seus comentários antes da reunião.

Haverá uma segunda reunião no início de 2022. O objetivo de ambas as reuniões será finalizar o trabalho já realizado pelo grupo de trabalho.

Se tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com Marta Martinez Pardo em marta.martinezpardo@pefc.org 

Mais notícias

15 de abril de 2024

Ferreira Martins & Filhos

Arquitetura e Construção

8 de abril de 2024

Walking Habit

Novos Certificados e Recertificações

Newsletter

Subscreva à nossa newsletter