COVID-19

Orientações para entidades certificadas e organismos de certificação.

COVID-19

Devido à disseminação da COVID-19 em todo o mundo foram impostas restrições de viagens que podem afetar o desempenho das atividades de auditoria. Para dar alguma flexibilidade aos organismos de certificação e empresas certificadas afetadas pela pandemia, o PEFC emitiu orientações para a realização de auditorias (cadeia de custódia e gestão florestal sustentável) e apoio à transição para as normas 2020.

À medida que surjam novos desenvolvimentos sobre a COVID-19 as orientações do PEFC serão atualizadas. As versões mais recentes podem ser encontradas nesta página e as atualizações mais importantes serão anunciadas nas redes sociais do PEFC Portugal. Todas as orientações foram traduzidas para Português e estão vertidas nos Comunicados do PEFC Portugal.

Em geral, os principais métodos para aliviar as consequências das restrições de viagem são a implementação de auditorias remotas e, quando tal não é suficiente, a extensão dos períodos que afetam o certificado. 

Auditorias de Cadeia de Custódia

Comunicado 4.5. de 29 de abril de 2021.

As orientações contidas no Comunicado 4.5. entraram em vigor e podem ser aplicadas pelos organismos de certificação desde a data da sua publicação original (10 de março de 2020), mantendo-se válidas até o PEFC as revogar. Este documento foi atualizado em conformidade com a publicação mais recente do PEFC Internacional de 28 de abril de 2021 (Guidance V8).

Ooops...
Algo correu mal

Esta ligação não existe ou foi removida.

Saiba mais sobre as novas normas 2020.

Newsletter

Subscreva à nossa newsletter