Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
PEFC Portugal

skflag Portugal | PEFC International

Esquema de Notificação

O CFFP/PEFC Portugal tem em vigor o esquema de notificação que assenta na aplicação de uma taxa por cada certificado atribuído por um Organismo de Certificação acreditado, após auditoria, atestando conformidade com a norma Internacional do PEFC para a Cadeia de Responsabilidade ou com a Norma Portuguesa 4406 para a gestão florestal sustentável.

Esta taxa representa uma pequena contribuição para administração e promoção do PEFC Portugal e de promoção do PEFC ao nível internacional. A taxa de notificação é anual e é aplicada aos organismos de certificação acreditados e notificados PEFC, que a devem incluir enquanto custo integrante da auditoria.

Após emissão de um certificado de Cadeia de Responsabilidade e/ou de Gestão Florestal Sustentável é estabelecido um contrato de licença de uso da marca PEFC, sem custos adicionais, vinculado à emissão do certificado e sua renovação. 

O presente tarifário de notificação encontra-se em vigor desde 1 de Janeiro de 2014, sendo o valor da taxa calculada em função da área certificada, no caso de certificados de gestão florestal sustentável e no volume de negócios, no caso de certificados de cadeia de responsabilidade.

 taxas notificação 2014 cor

Estatística em Portugal

Área certificada: 257 625 ha

Proprietários Florestais: 817

Certificados CdR: 126

Sites CdR abrangidos: 288

(actualização em 08 Jun 2017)
Saiba mais...