Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
PEFC Portugal

skflag Portugal | PEFC International

O Conselho de Administração - ao serviço do PEFC

Oct 30 2019

 

No PEFC, as principais decisões não são tomadas por uma só pessoa. De facto, garantimos que os processos de  tomada de decisões estão baseados no consenso entre uma ampla variedade de partes, e que nenhuma parte interessada ou grupo de partes interessadas, em específico, tem particular relevância.

Enquanto o nosso órgão de governança multissetorial, a Assembleia Geral, tem a palavra final sobre questões decisivas, o nosso Conselho de Administração tem um papel importante em apoiá-lo.

O Conselho de Administração compreende o Presidente da PEFC International, dois vice-presidentes e dois a doze membros do Conselho, eleitos pela Assembleia Geral por um mandato de três anos.

 

Desenvolvimento ao longo dos anos

pefc_early.jpg

Desde o início, a diversidade e a representação equalitária dos diferentes grupos foram fundamentais para a composição do Conselho de administração, conforme estabelecido nos estatutos originais do PEFC 1999:

"A Constituição dos membros do Conselho deve refletir as principais partes interessadas que apoiam o PEFC, a distribuição geográfica dos membros e a diversidade das suas categorias de exploração."

As mudanças relativas ao conceito de igualdade na sociedade atual, desencadearam uma alteração nos nossos estatutos em 2002, com a exigência de “adequada igualdade de género” promovendo os direitos das mulheres dentro do Conselho.

pefc_equality.jpgEm 2005, Kathy Bradley foi a primeira mulher a ser eleita para o Conselho. Foi nomeada pelo PEFC Reino Unido, com o cargo de Diretora de Assuntos Externos da The Paper Federation da Grã-Bretanha. Depois de 2005, mais mulheres se seguiram.

Atualmente, cinco dos nossos 14 membros do Conselho são mulheres, incluindo dois vice-presidentes, e continuamos a trabalhar para alcançar um equilíbrio adequado de todos os géneros.

 

Os Presidentes Internacionais do PEFC

Em 20 anos de história, o PEFC viu quatro presidentes liderando operações.

Henri Plauche-Gillon foi o nosso primeiro presidente e um dos fundadores que estabeleceram o PEFC em 1999.

Foi durante o seu mandato que abrimos o nosso primeiro escritório em Luxemburgo, com os nossos primeiros 31 membros. Aprovou os primeiros sistemas e certificou os nossos primeiros hectares de floresta.

Foi seguido por Michael Clark, ex-presidente da PEFC Reino Unido e vice-presidente da divisão de consumo de embalagens da MetsaBoard, de 2006 a 2009. Durante o seu mandato, a área de floresta certificada atingiu os 200 milhões de hectares epefc_early3.jpg a sede internacional do PEFC mudou para Genebra, Suíça.

William V. Street Jr liderou o PEFC Internacional de 2009 a 2016. Atuando como diretor do Departamento de Trabalhadores da Madeira da  Associação Internacional de Maquinistas e Trabalhadores Aeroespaciais, trazendo toda a sua experiência adquirida na direção de projetos florestais por todo o mundo. Durante o seu mandato, estipulámos as primeiras normas na Ásia do Pacífico e África.

O nosso atual presidente é Peter Latham, OBE. Foi Presidente do PEFC Reino Unido antes de se juntar ao Conselho Internacional em 2011, tendo sido eleito para a sua atual posição em 2016. Peter trabalhou 44 anos para a James LATHAM PLC, dos quais onze anos como Presidente.

Durante o seu mandato, atingimos os 300 milhões de hectares de floresta certificada pelo PEFC e as 20.000 empresas com certificação de cadeia de responsabilidade PEFC.

Saiba mais sobre o nosso Conselho de Administração aqui.

O PEFC faz 20 anos - junte-se à comemoração!

Este ano, assinalamos 20 anos de sucesso desta grande e crescente aliança global. Junte-se às empresas e proprietários florestais em todo o mundo nesta oportunidade única de aumentar a visibilidade do seu compromisso com o PEFC, desde a floresta até ao mercado!

Veja mais sobre esta notícia aqui.

 20anos

Estatística em Portugal

Área certificada (Ha): 277 697

Proprietários Florestais: 1 857

Certificados CdR: 169

Sites CdR abrangidos: 455

(actualização em Agosto 2019)

Estatística Internacional

Área certificada:
311 milhões ha

Proprietários Florestais:
> 750 000

Empresas (CdR):
> 20 000

Patrocinador

podio logo

Convite às partes interessadas - Revisão da Norma Portuguesa 4406

O ICNF, enquanto organismo de normalização sectorial (ONS) no domínio da Gestão Florestal Sustentável, convida à Nomeação de Vogais na Comissão Técnica 145 no âmbito da revisão da Norma Portuguesa 4406 de Gestão Florestal Sustentável.

Saiba mais aqui.

ccientifico icnf