Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
PEFC Portugal

skflag Portugal | PEFC International

De 12 a 81 membros - a história da adesão e governança do PEFC

Aug 19 2019

O PEFC é muito mais do que apenas um Secretariado em Genebra. Somos uma aliança de sistemas nacionais de certificação florestal, ONGs, sindicatos, empresas, associações comerciais, organizações de proprietários florestais e indivíduos comprometidos. Juntos, trabalhamos para a nossa visão de um mundo que valoriza a contribuição das florestas sustentáveis para o nosso planeta e nossas vidas.

Os nossos membros são uma parte vital da aliança PEFC. Dos 12 membros fundadores, somos atualmente 81 membros (51 nacionais e 30 membros das partes interessadas internacionais), representando várias centenas de grupos de intervenientes nacionais, crescemos e tornámo-nos globais. Mas como o PEFC chegou até aqui?

Os nossos membros fundadores: os proprietários florestais

Em 1999, 12 organizações se reuniram para criar o PEFC. Estas organizações representavam proprietários florestais na Áustria, Bélgica, República Checa, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia e Suíça.

Rapidamente juntaram-se organizações de outros países europeus, e mais tarde atingiu-se a escala global, com os nossos membros nacionais. Eles são independentes, organizações nacionais responsáveis pelo desenvolvimento e execução do sistema nacional de certificação florestal dentro de seu país.membros12

Uma das características distintas de nossos membros nacionais é o apoio dos proprietários florestais do seu país. Proprietários e gestores florestais são partes interessadas importantes, pois são responsáveis pela implementação dos requisitos da gestão florestal e pela certificação. Portanto, é essencial que eles sejam solidários e envolvidos no processo nacional. É por isso que é tão importante a que os membros nacionais obtenham o seu apoio.

Os membros nacionais gerem o PEFC dentro de seu respectivo país, assim como prestam apoio às empresas e proprietários florestais com certificação PEFC. A estrutura dos membros nacionais pode ser constituida por uma pessoa ou por uma equipe com vários elementos, mas todos eles são dedicados a promover a gestão florestal sustentável dentro de seu país e globalmente. Conheça os nossos membros nacionais.

Os primeiros anos: o envolvimento com o setor florestal

Nos primeiros anos, notou-se um interesse crescente por parte de outras organizações que apoiavam os objetivos do PEFC, para um maior envolvimento, levando à criação dos membros extraordinários. Com isso, alargámos o nosso foco inicial em proprietários florestais e oferecemos às partes interessadas de todo o setor florestal, a oportunidade de se envolver diretamente com o PEFC.

As organizações admitidas a adesão nesta fase, foram a Confederation of European Forest Owners (CEPF), a Confederation of Woodworking Industries (CEI-Bois ), a European Landowners’ Organisation (ELO), a European Timber Trade Association (FEBO) e a Confederation of European Paper Industries (CEPI).

Alcançar a maturidade: implementar a governança multissetorial

Em 2008, surgiu uma mudança. Recorreu-se a consultores especializados para ajudar a realizar uma revisão da governança que abrangesse as partes interessadas em todo o mundo. Como resultado, e com propósito de incentivar um leque mais vasto de intervenientes a participarem na administração do PEFC, introduzimos a categoria de membro das partes interessadas internacionais. Isto permitiu-nos envolver intervenientes internacionais que dificilmente se envolveriam a nível local e nacional.

O nascimento desta categoria, representou uma mudança fundamental na forma como a PEFC eram administrado. Mas para além disso mudou a própria natureza do PEFC.membros81

Dez anos depois, existem 30 membros das partes interessadas internacionais de todo o mundo, representando uma parte integrante da Aliança PEFC. Eles incluem organizações, associações e empresas internacionais cujos princípios e objetivos estão em consonância com os nossos. Estes membros desempenham um papel vital no apoio ao trabalho que fazemos. Conheça nossos membros das pastes interessadas internacionais.

O PEFC hoje: um esforço conjunto

A adesão das partes interessadas internacionais ao PEFC mudou fundamentalmente nossa própria compreensão. O PEFC já não se tratava apenas de um serviço prestado pelos proprietários florestais à sociedade. Tornámo-nos um esforço conjunto de todos os interessados em promover a gestão florestal sustentável.

Hoje, partes interessadas de todas as áreas de atuação, não só participam no desenvolvimento das nossas normas, mas também na globalização do PEFC. Partilhando conhecimentos e entreajuda para melhorar a eficácia e eficiência de nossa organização, contribuindo ativamente para a governança do PEFC.

Patrocinador

podio logo