Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
PEFC Portugal

skflag Portugal | PEFC International

Requisitos para os OC que actuam no âmbito da Cadeia de Custódia estão sob revisão – dê a sua opinião!

Jun 05 2019

Todas as partes interessadas estão convidadas a dar a sua opinião sobre as alterações propostas à Norma PEFC ST 2003 "Requisitos para os Organismos de Certificação que actuam no âmbito da certificação de Cadeia de Custódia PEFC". Deixe os seus comentários e sugestões e ajude-nos a ir ao encontro das suas expectativas.

Para saber mais sobre este processo, incluindo informação sobre as normas em revisão e as que já foram aprovados, visite: https://www.pefc.org/news/give-your-feedback-on-pefc-chain-of-custody-and-pefc-trademarks

Dê a sua opinião: https://consultations.pefc.org/consult.ti/PEFC_Consultation_CB_CoC/consultationHome
(Prazo: 21 de julho de 2019)

Quer saber mais?

Para obter mais informações sobre as alterações propostas aos requisitos do organismo de certificação, irão decorrer dois webinars durante a consulta pública na seguinte agenda:

  • 6 de junho, 15:00 CEST
  • 4 de julho, 11:00 CEST

Pode inscrever-se através do link: https://podio.com/webforms/22853527/1620282

O que mudou?

A norma estabelece os requisitos para os Organismos de Certificação que actuam no âmbito da certificação da Cadeia de Custódia do PEFC. À medida que tornamos as nossas normas mais robustas também nos tornamos mais exigentes. Esta revisão exige que os auditores tenham experiência específica em auditorias de Cadeia de Custódia PEFC e inclui requisitos para o processo de decisão da certificação.

A norma também refletirá o compromisso dos Organismos de Certificação com os princípios da igualdade de género, garantindo que todo o pessoal envolvido nas atividades de certificação e equipa auditora é respeitado segundo este princípio. Também procuramos modernizar os procedimentos de certificação, considerando o uso de tecnologia em auditoria remota para organizações clientes, nos casos onde não há manipulação física de produtos acabados e rotulados.

Saiba mais sobre as alterações nos requisitos revistos para os organismos de certificação: https://storage.googleapis.com/pefc-platform/pefc.org/media/2019-05/ba731c34-1dce-4d8b-8cf9-728a44e56fc0/ba0fdd58-6466-5cba-9629-879f72205513.pdf

Consultas Públicas

As consultas públicas são uma parte vital do processo de desenvolvimento das nossas normas internacionais. Esta consulta pública vem no final do nosso atual processo de Revisão das Normas Interncionais do PEFC. Já procedemos à revisão e publicação da norma para a Gestão Florestal Sustentável e a Certificação de Grupo, por exemplo.

Estão também em andamento as consultas públicas para as normas de Cadeia de Custódia e Marca PEFC. Pode dar a sua opinião sobre estes documentos até 9 de julho através do Link: https://www.pefc.org/news/give-your-feedback-on-pefc-chain-of-custody-and-pefc-trademarks

 

Estatística em Portugal

Área certificada (Ha): 277 356

Proprietários Florestais: 1 718

Certificados CdR: 166

Sites CdR abrangidos: 426

(actualização em Março 2019)

Estatística Internacional

Área certificada:
307 milhões ha

Proprietários Florestais:
> 750 000

Empresas (CdR):
> 20 000

Patrocinador

podio logo