Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
PEFC Portugal

skflag Portugal | PEFC International

Os produtos florestais já são parte do sector da moda sustentável – prepara-te para esta nova tendência!

Mar 15 2019

 

De 10 a 15 de março, a iniciativa Forest for Fashion marcou presença na 4.ª Assembleia Geral para o Meio ambiente da ONU, com a exibição de peças de roupa criadas utilizando derivados da madeira de produtos fabricados em Portugal e certificados PEFC.

 

Para demonstrar o potencial inovador das fibras produzidas em florestas sustentáveis, a iniciativa Forest for Fashion marcou presença na 4.ª Assembleia Geral para o Meio ambiente da ONU, o maior evento ambiental mundial. De 10 a 15 de março, foram exibidas na Sustainable Innovation Expo, coleções de moda fantásticas e inovadoras, criadas por estilistas jovens, tudo a partir de derivados de produtos florestais. Estiveram representadas mais de 40 organizações e empresas, com soluções inovadoras para os desafios ambientais.

IMG 4002

Camille Jaillant foi uma das mais recentes estilistas a criar uma peça para a Forest for Fashion utilizando, inteiramente, produtos fabricados em Portugal e certificados PEFC.

"Como estilistas, somos inevitavelmente inspirados pela natureza. Proteger a nossa fonte de criatividade e de vida é essencial, e é uma responsabilidade de todos. É um desafio criar peças de gala que sejam, ao mesmo tempo, sustentáveis - alguns estilistas diriam que tal limita as opções. Mas a Forest for Fashion mostrou que a sustentabilidade e a moda andam de mãos dadas".

 

A Moda Sustentável não é um sonho distante: já existem soluções!

A indústria têxtil tem um enorme potencial de mudança, mas ultimamente tem enfrentado vários problemas. Aproximadamente 65% do consumo têxtil global consiste em fibras sintéticas derivadas de combustíveis fósseis, que, para além de não serem biodegradáveis, contribuem para o problema dos microplásticos nos oceanos. Os restantes, são compostos por algodão que requerem grandes quantidades de pesticidas tóxicos e grandes quantidades de água na sua produção em regiões do mundo, já por si áridas.

Mas materiais de baixo impacte ambiental existem, e estão na floresta! Várias marcas de moda têm aumentado a produção de roupas com produtos obtidos de fibras florestais, que são biodegradáveis e reutilizáveis.  A certificação florestal é a chave para garantir a sustentabilidade neste processo – comprovando que as fibras provêm de florestas com gestão sustentável, garante aos produtores e consumidores que estas florestas perdurarão por gerações.

Forest for Fashion resulta da colaboração frutuosa entre a UNECE/FAO Forestry and Timber Section, o PEFC (Programa para o Reconhecimento de Esquemas de Certificação Florestal) e o Cittadellarte Fashion B.E.S.T. Está em sintonia com a adoção recente da publicação Vancouver invitation on Forest Products for a Better Future, que reconhece a madeira e os produtos derivados da madeira como materiais produção sustentáveis e "amigos do ambiente". A Embaixadora da UNDP e atriz premiada Michelle Yeoh tem sido uma enorme apoiante da Forest for Fashion, atuando como pivô na produção da UN TV sobre moda sustentável "Made in Forests".

IMG 4008A UNECE é parte da UN Alliance for Sustainable Fashion, que foi lançada na Assembleia para o Meio ambiente da ONU. Tem como objetivo a estreita cooperação ente as agências das Nações Unidas e os programas de cariz social, ambiental e económico da indústria da moda. Descobre mais sobre esta parceria em: www.unfashionalliance.org

Para mais informações sobre a Iniciativa Forest for Fashion: http://www.unece.org/forests/forest4fashion

Fotografias da Forest for Fashion na UNEA-4: https://photos.app.goo.gl/1HuJj1F6UB8KkS7U9

 Forests for Fashion a criar novas tendências!  

 

Estatística em Portugal

Área certificada (Ha): 268 824

Proprietários Florestais: 1 636

Certificados CdR: 156

Sites CdR abrangidos: 413

(actualização em Fevereiro 2019)

Estatística Internacional

Área certificada:
307 milhões ha

Proprietários Florestais:
> 750 000

Empresas (CdR):
> 20 000

Patrocinador

podio logo