Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
PEFC Portugal

skflag Portugal | PEFC International

Convite à participação das partes interessadas nos Grupos de Trabalho do PEFC

Jan 18 2019

O PEFC convida todas as partes interessadas a indicarem candidatos para participar no Grupos de Trabalho de Revisão dos Requisitos para os Organismos de Certificação que actuam no âmbito da norma Internacional Cadeia de Responsabilidade PEFC e no novo Grupo de Trabalho Permanente de Gestão Florestal Sustentável.

Para indicar um candidato a participar num destes grupos de trabalho, por favor preencha o formulário em podio.com/webforms/15763441/1057049. O prazo limite é 6 de Fevereiro de 2019. Certifique-se que a sua candidatura representa pelo menos uma das categorias de partes interessadas seguintes:

  • Utilizadores certificados PEFC: proprietários e gestores florestais; indústria (processamento e comercialização) (máx. 5)
  • Utilizadores do esquema PEFC não certificados: avaliadores do esquema PEFC; organismos de certificação; organismos de acreditação; consultores (máx. 5)
  • Clientes e consumidores: distribuidores; organizações de consumidores; consumidores institucionais de produtos florestais incluindo governos (máx. 5)
  • Sociedade civil: ciência, ambiente, sociedade e outros grupos de interesse (máx. 5)
  • Membros dos Organismos Nacionais PEFC (máx. 5)

Além da variedade de grupos de interesses, o PEFC pretende uma representação equilibrada de género e localização geográfica.

 

Grupo de Trabalho de Gestão Florestal Sustentável (WG SFM)

Após um processo de revisão da norma que durou dois anos, a Assembleia Geral do PEFC aprovou, em Novembro de 2018, as duas normas de referência para a gestão florestal e certificação de grupo. Estas normas internacionais já estão disponíveis publicamente: PEFC ST 1003:2018 Sustainable Forest Management e PEFC ST 1002:2018 Group Forest Management Certification.

Este Grupo de Trabalho permanente será responsável por fornecer orientações sobre a implementação e interpretação destes benchmarks o que incluirá o desenvolvimento da nova abordagem de certificação das Trees outside Forests.

O WG SFM reunir-se-á duas vezes por ano, maioritariamente em Genebra, na Suíça, mas ocasionalmente noutros locais. A primeira reunião está marcada para 6 e 7 de Maio de 2019, em Genebra.

Documentos relacionados

 

Grupo de Trabalho dos Requisitos para Organismo de Certificação que actuam no âmbito da norma Internacional Cadeia de Responsabilidade PEFC (WG 5)

Este Grupo de Trabalho será responsável pela revisão da norma PEFC ST 2003:2012. As partes interessadas são convidadas a comentar sobre o âmbito do processo de revisão.

A primeira reunião do Grupo de Trabalho ocorrerá de 20 a 21 de Março de 2019 em Genebra. Espera-se que este grupo se reúna três vezes em 2019, prevendo-se que a revisão esteja finalizada até o final do ano.

Documentos relacionados

 

Informação importante

É esperado que os participantes participem na primeira reunião do WG SFM e do WG 5 pessoalmente. Nas reuniões subsequentes, a participação via teleconferência estará disponível. Espera-se que os membros do WG participem nas reuniões do WG consistentemente e pessoalmente, tanto quanto possível.

O PEFC não está em condições de financiar as despesas dos membros dos WG, salvo acordo em contrário com o Secretário-geral do PEFC por escrito.

Se tiver alguma dúvida sobre o processo de revisão, entre em contacto com:

Christian Kämmer
Director Técnico, PEFC International
technical@pefc.org

Mais informações

Estatística em Portugal

Área certificada (Ha): 277 356

Proprietários Florestais: 1 718

Certificados CdR: 166

Sites CdR abrangidos: 426

(actualização em Março 2019)

Estatística Internacional

Área certificada:
307 milhões ha

Proprietários Florestais:
> 750 000

Empresas (CdR):
> 20 000

Patrocinador

podio logo