Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
PEFC Portugal

skflag Portugal | PEFC International

Certificação Regional do Alentejo já no primeiro trimestre de 2019

Dec 04 2018

Este é o objectivo apresentado pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica, na pessoa de Conceição Santos Silva, no Seminário para apresentação da primeira iniciativa de certificação florestal regional ao nível da NUT II, neste caso particular para a região do Alentejo.

O processo está montado para que qualquer aderente/proprietário florestal do Alentejo, independentemente da dimensão da sua propriedade, possa aderir a este sistema de gestão florestal, demonstrando assim uma gestão efectiva da sua floresta e obtendo como mais-valia uma valorização da sua madeira.

O PEFC Portugal deu início ao Seminário fazendo um enquadramento da certificação PEFC no mundo e realçando a importância crescente da madeira enquanto matéria-prima sustentável, as grandes tendências futuras para a utilização da madeira e o papel fundamental da certificação para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Foi transmitida a mensagem que a gestão sustentável das florestas e a aquisição de produtos de forma responsável trazem benefícios a longo prazo para os negócios, sociedade e para o planeta. Paula Salazar, secretária-geral, salientou também as vantagens da certificação PEFC baseada nas 5 regiões-plano de Portugal e os grandes números do sistema líder mundial em área florestal certificada.

Maria Teresa Silva, em representação da The Navigator Company, realçou que certificação florestal continua a ser uma prioridade da empresa, constituindo um dos compromissos da Companhia aumentar a oferta de madeira com certificação de gestão florestal. Informou ainda que tem sido desenvolvido, desde 2016, um intenso trabalho na propulsão da certificação florestal em Portugal, por via do Programa de Fomento da Produtividade e Gestão Florestal Certificada. Este Programa dá apoio efectivo aos proprietários florestais através das organizações de produtores florestais, e tem-se traduzido num real aumento da área florestal certificada no nosso país. Esta iniciativa da UNAC, patrocinada pela The Navigator Company, vem contribuir para alcançar o objectivo comum de aumento da área florestal em Portugal.

mix3

Estatística em Portugal

Área certificada (Ha): 268 813

Proprietários Florestais: 1 633

Certificados CdR: 151

Sites CdR abrangidos: 407

(actualização em Novembro 2018)

Estatística Internacional

Área certificada:
307 milhões ha

Proprietários Florestais:
> 750 000

Empresas (CdR):
> 20 000

Patrocinador

podio logo