Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
PEFC Portugal

skflag Portugal | PEFC International

Certificação PEFC e Moda @sede das Nações Unidas

Jul 13 2018

No início da semana, a moda florestal sustentável ocupou o centro das atenções na sede das Nações Unidas em Nova York para o Fórum Político de Alto Nível (FPAN) sobre Desenvolvimento Sustentável.

20180707 152004

O “Forests for Fashion” é uma iniciativa PEFC com a UNECE / FAO e uma série de outros parceiros como o Fórum das Nações Unidas para as Florestas, Cittadellarte Fashion B.E.S.T., PEFC Itália, PEFC Espanha e SFI, onde se pretende destacar o papel das florestas e produtos de base florestal na persecução de um setor de moda sustentável, em todo o FPAN.

Exposições sobre Florestas, Moda e os ODS (8 a 20 de julho)

A exposição "Forests for Fashion" reúne o trabalho de vários designers, todos inspirados no uso de materiais de base florestal nas suas criações.

Juntamente com muitos projetos inovadores e criativos, há uma coleção de cápsulas da designer espanhola María Lafuente usando os primeiros tecidos certificados pelo PEFC do mundo, produzidos pela Têxtil Santederina: um tecido que pode ser rastreado até florestas com gestão sustentável.

María Lafuente destacou “É nossa responsabilidade promover a moda que respeita a vida para que possamos contribuir para uma sociedade harmoniosa e sustentável. Criamos, trabalhamos e produzimos de maneira ética e sustentável, sempre selecionando materiais amigos do ambiente”.

Os visitantes também podem aprender sobre a ligação entre florestas, moda e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), explorando os 'cubos SDG'. A exposição estará localizada em diversas áreas na sede da ONU.

Forests for Fashion fahsion collecitons

Lançamento do "Made in Forests" (16 de julho)

Michelle Yeoh, atriz, Embaixadora da Boa Vontade do PNUD e campeã de moda sustentável, vai estar a abrir o Segmento Ministerial a 16 de julho. Ela também lançará o vídeo "Made in Forests", um conto sobre moda sustentável.

Recepção para celebrar a exposição (16 de julho)

Uma recepção com convidados ilustres celebrará os destaques da exposição. Juntamente com os comentários de abertura de convidados de alto nível, os hóspedes terão a oportunidade de conversar com os designers e representantes de todas as organizações envolvidas na colaboração "Forests for Fashion".

Florestas para Iniciativas de Moda

A iniciativa “Forests for Fashion”, em parceria com a Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), está a ligar materiais florestais com origem em florestas com gestão sustentável com o mundo da moda.

Quase 65% do consumo global de tecidos consiste em fibras sintéticas derivadas de combustíveis fósseis, enquanto que a maior parte restante é composta de algodão, uma cultura intensiva em água e pesticidas. A fibra de madeira renovável e de origem responsável faz parte da solução para transformar a moda numa indústria mais sustentável.

No entanto, precisamos garantir que esses materiais de origem florestal têm origem em florestas geridas de forma sustentável e que são produzidas de forma ética e sustentável. É isso que visa a iniciativa “Forests for Fashion”.

Estatística em Portugal

Área certificada (Ha): 265 537

Proprietários Florestais: 1 378

Certificados CdR: 146

Sites CdR abrangidos: 397

(actualização em Outubro 2018)

Estatística Internacional

Área certificada:
307 milhões ha

Proprietários Florestais:
> 750 000

Empresas (CdR):
> 20 000

Patrocinador

podio logo