Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
PEFC Portugal

skflag Portugal | PEFC International

Aberta fase de Consulta Pública à Certificação de Grupo PEFC

Dec 20 2017

Trabalhar com pequenos proprietários está na nossa natureza. Por isso a certificação de grupo é um instrumento extremamente importante para a certificação florestal.

A norma para a certificação de grupo, na sua versão revista, está agora em consulta pública, donde solicitamos que partilhe os seus conhecimentos para nos ajudar a melhorar, ainda mais, este importante documento. Envie seus comentários!

O que é certificação de grupo?

A certificação de grupo é um mecanismo através do qual grupos de pequenos proprietários florestais podem organizar-se, agrupando os seus recursos e trabalhando em conjunto para obter a certificação, tornando a certificação acessível. A chave para uma certificação de grupo bem-sucedida está no equilibro entre a necessidade de uma implementação robusta dos nossos requisitos e a eficiente gestão de recursos, tanto quanto possível.

O que mudou?

A certificação de grupo funciona através da combinação de auditorias internas e externas. Atendendo que nem todos os pequenos proprietários florestais são auditados, os custos são substancialmente mais baixos, o que ajuda a tornar a certificação acessível. No entanto, tal também significa que a auditoria interna deve funcionar perfeitamente. A norma revista vai fornecer um quadro inovador para monitorização interna e auditoria em grupos certificados com um capítulo sobre "avaliação de desempenho". Isso incluirá requisitos aprimorados para auditoria interna, como grupos de amostragem baseados em risco e tamanho mínimo da amostra, além de fortalecer o sistema de gestão do próprio grupo. Ao fortalecer o processo de auditoria interna, podemos ter ainda mais certeza de que todos os proprietários florestais dentro de um grupo estão a gerir as suas florestas de acordo com os requisitos e os pequenos proprietários florestais podem continuar a beneficiar de uma certificação acessível.

Consulta Publica

O PEFC convida todas as partes interessadas a apresentar os seus comentários à revisão da norma de Certificação de Gestão Florestal do Grupo - PEFC ST 1002: 201X. Esta norma define os requisitos gerais para os sistemas nacionais de certificação florestal com certificação de gestão da floresta em grupo. Esta consulta pública é a primeira de uma série de consultas à medida que o processo de revisão das normas PEFC passa para as próximas fases. Nos próximos meses, as versões preliminares de inquéritos para várias normas em revisão, estarão prontas para consultas públicas.

Fique atento!

Esta consulta está aberta de 19 de Dezembro de 2017 a 18 de Fevereiro de 2018. Envie seus comentários através da ferramenta de consulta on-line do PEFC.
Participe da consulta • Inscreva-se no boletim de notícias de revisão de normas • Se tiver alguma dúvida sobre o processo em causa, entre em contacto connosco: Christian Kämmer- Oficial Técnico, PEFC International E-mail: technical@pefc.org 

Estatística em Portugal

Área certificada (Ha): 265 537

Proprietários Florestais: 1 378

Certificados CdR: 146

Sites CdR abrangidos: 397

(actualização em Outubro 2018)

Estatística Internacional

Área certificada:
307 milhões ha

Proprietários Florestais:
> 750 000

Empresas (CdR):
> 20 000

Patrocinador

podio logo