Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
PEFC Portugal

skflag Portugal | PEFC International

Conheça as fotografias vencedoras do concurso “Liga-te à floresta com o PEFC”

Jul 10 2017

Primeiro classificado: João Pedro Costa, com a fotografia “Árvore Torcida pelo Vento”, captada no pinhal do Bordalete.

1premioweb

 

"O pinhal do Bordalete tem pelo menos 300 anos de existência, fica junto à costa atlântica e é fustigado constante e permanentemente pelo vento norte, a conhecida Nortada. O resultado desse efeito sobre as árvores, são as formas únicas e por vezes bizarras que os troncos desenvolveram ao longo dos anos."

Segundo classificado: Paulo Barbas, com a fotografia captada nas Casas da Azenha, Sopo, em Vila Nova de Cerveira.

 2. Paulo Barbasweb

"Descobrir a beleza desta foto ... dependerá, suponho eu, da capacidade de A sentir e de NOS sentirmos: a ela (fotografia), à árvore, à floresta e a nós mesmos. Penso que há na imagem algo capaz de nos transportar. Talvez para o mais profundo dos mistérios: O mistério primordial da vida. A luz e a sombra, a subtileza dos aromas da terra e o silêncio e os sons, mágicos, da floresta." Texto de: Maria Alexandra Cruz Mendes

Terceiro classificado: Luís Quilhó com a fotografia "Rio Zêzere da N238", captada na Estrada Nacional n.º 238

 3. LuisQuilho riozezere web

"Percorrer a Estrada Nacional 238 em automóvel recompensa com uma intensa experiência de imersão num oceano verde de Pinheiros Bravos. Indo com atenção, no sentido Fundão - Orvalho, à nossa direita podemos parar a viatura para apreciar a magnificência do rio Zêzere. Neste ponto de vista, podemos vislumbrar o seu vale, algumas das montanhas da Serra da Estrela e a enorme mancha florestal que o rio corta."

O concurso de fotografia “Liga-te à Floresta com o PEFC” fez parte de uma iniciativa conjunta de 22 membros do PEFC Internacional e teve como objetivo sensibilizar para a importância das florestas e salientar a necessidade de as gerir de forma sustentável – recebemos ao todo mais de 11.000 fotografias. As fotografias premiadas em cada país ficaram automaticamente habilitadas ao Prémio Internacional de Fotógrafo do ano PEFC, cujo vencedor receberá uma viagem a Helsínquia para participar na PEFC Week de 2017 ou ao valor equivalente de 3.000 CHF.

A todos que contribuíram para o sucesso desta iniciativa o nosso forte agradecimento. Foram mais de 400 fotografias, submetidas por fotógrafos profissionais, amadores, estudantes e amantes da natureza. Um especial agradecimento ao nosso júri: Margarida Dias (Fotografa Profissional); Carlos Vieira (Presidente do PEFC Portugal) e Sofia Santos (Secretária-geral do BCSD). Também um especial agradecimento a todas as organizações que nos apoiaram na divulgação do concurso e em particular ao Instituto Português de Fotografia.

Os prémios dos três primeiros classificados nacionais:

  • 1.º Prémio: Um Fim-de-Semana no Palace Hotel do Bussaco para duas pessoas com um jantar incluído no restaurante "Mesa Real")
  • 2.º Prémio: Um Workshop no Instituto Português de Fotografia, de 60 horas
  • 3.º Prémio: Uma Experiência Aventura, pacote adrenalina da Odisseias, à escolha

 

Estatística em Portugal

Área certificada: 258 843 ha

Proprietários Florestais: 826

Certificados CdR: 131

Sites CdR abrangidos: 342

(actualização em 07 Set. 2017)
Saiba mais...

Estatística Internacional

Área certificada:
300 milhões ha

Proprietários Florestais:
> 750 000

Empresas (CdR):
18 800

(actualização em Dez 2016)
Saiba mais...

Patrocinador

podio logo