Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
PEFC Portugal

skflag Portugal | PEFC International

Biodiversidade

O termo biodiversidade é usado para referir a diversidade da vida na Terra. Tal inclui a diversidade genética, diversidade de espécies e a diversidade dos ecossistemas suas interacções e destas com o ambiente.

As florestas estão entre os ecossistemas mais valiosos e com maior biodiversidade do planeta. Além de todas as espécies de plantas que contém, as florestas também abrigam abundantes e complexas comunidades de plantas, animais, insectos e micro organismos. A sua presença e interacção dá origem a numerosos e importantes processos ecológicos que ocorrem dentro das florestas, incluindo a polinização, dispersão de sementes ou a fertilização do solo.

jp_do lafoes-rododendroA biodiversidade florestal é a base de muitos dos serviços e valores que a sociedade retira das florestas. Estes valores e serviços incluem alimentos (frutos, cogumelos), fibra, biomassa, madeira (madeira) e cortiça; habitats e abrigo para pessoas e animais selvagens, benefícios espirituais e actividades recreativas (caça e pesca em aguas interiores).

No entanto, a manutenção da biodiversidade florestal é uma questão complexa e sensível - sendo cada vez mais difícil pela crescente procura humana e consequentes impactes antropogênicos nos ecossistemas florestais.

A degradação da florestal e sua desflorestação causam impactes negativos graves na biodiversidade. A Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) estima que 13 milhões de hectares de floresta que são perdidos a cada ano por desflorestação, tem por si um significativo impacte sobre as espécies.

Da mesma forma, a biodiversidade em florestas degradadas também produz um impacte negativo, pois dá origem a ecossistemas menos resistentes com menor capacidade em se adaptar ou recuperar de alterações nas condições do clima.

Se a biodiversidade florestal é para ser mantida e melhorada, as interacções humanas com os ecossistemas florestais precisam ser geridas com especial atenção à conservação dos recursos e sua sustentabilidade.

Biodiversidade & Certificação PEFC

A abordagem PEFC "agir localmente, pensar globalmente" oferece benefícios substanciais e contribui positivamente para a manutenção e melhoria da biodiversidade a nivel global.

O desenvolvimento de normas nacionais significa que estas podem ser adaptadas às especificidades da biodiversidade local, às condições ambientais e ecológicas de um país, e em consideração com as condições políticas e sócio - económicas locais, culturais e administrativas, assim, reflectindo e respondendo às preocupações e prioridades locais e nacionais.

Nas florestas com certificação PEFC, os gestores garantem que as actividades de gestão florestal são realizadas de modo a manter, conservar e melhorar a biodiversidade.

Tal inclui preferência por regeneração natural, com o favorecimento das espécies nativas em operações de reflorestação e arborização. Os gestores florestais são obrigados a garantir que os biótipos com especial interesse de conservação são protegidos, os níveis de colheita e produtividade florestal são equilibrados, e os ecossistemas florestais degradados são reabilitados.

Como não existe evidências científicas dos benefícios potenciais e os perigos de utilização de Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e os impactes na biodiversidade continuam a ser insuficientes, mantendo-se em aberto na sociedade este debate, a Assembleia Geral do PEFC determinou que os transgénicos não podem ser considerados como parte de material certificado PEFC.

Os critérios do PEFC também estipulam que os produtos químicos, como pesticidas e herbicidas devem ser substituídos por alternativas naturais ou minimizados.

A aplicação da gestão florestal sustentável, tal como definido pelo PEFC, garante que as florestas continuam a ser os ecossistemas com maior biodiversidade terrestre do planeta, e que as necessidades e exigências da sociedade têm da floresta serão mantidas a longo prazo.

Estatística em Portugal

Área certificada: 257 625 ha

Proprietários Florestais: 817

Certificados CdR: 126

Sites CdR abrangidos: 288

(actualização em 08 Jun 2017)
Saiba mais...