Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
PEFC Portugal

skflag Portugal | PEFC International

Água & Solo

As florestas desempenham um papel fundamental na protecção dos recursos hídricos mundiais e na regulação do ciclo global da água.

As florestas contribuem significativamente para o abastecimento de água, pela manutenção de uma elevada qualidade da água.

Através da estabilização do solo, as florestas minimizam a erosão e, consequentemente, reduzem perturbações na qualidade da água devido a sedimentação. As árvores, plantas e raízes evitam o escoamento superficial da água das chuvas e com isso a erosão do solo. As florestas protegem linhas e cursos de água por retenção de sedimentos e poluentes utilizados noutros usos do solo e actividades.

As florestas desempenham também um papel fundamental na disponibilidade de água. As florestas absorvem a água da chuva directamente da atmosfera e, através das suas raízes do solo. Através do processo de evapo-transpiração, a água volta à atmosfera e ao ciclo global da água. Por seu turno, as florestas podem influenciar o momento de fornecimento de água, através da manutenção e melhoria da capacidade de infiltração e armazenamento de água do solo.

As florestas tropicais têm um papel particularmente importante no fornecimento de água às plantas e animais que se abrigam sob suas espessas copas, permitindo-lhes sobreviver e protegendo assim a sua biodiversidade.

Sem florestas, haveria aumento de escorrência das águas pluviais e com ela a erosão do solo. Da mesma forma, sem a evapo-transpiração das folhas das árvores, uma parte fundamental do ciclo global da água seria interrompido, resultando no aumento das secas e na desertificação

Água & Certificação PEFC

proteco linhas aguaO PEFC exige que a gestão florestal vise a manutenção ou melhoria das funções protectoras das florestas para a sociedade. Isto inclui, a protecção dos recursos hídricos e dos impactes adversos da água, como inundações ou avalanches e erosão do solo.

Exige-se que seja dada especial atenção às práticas de gestão florestal em áreas florestais com funções de protecção da água para evitar efeitos adversos sobre a qualidade e quantidade dos recursos hídricos.

Isto inclui por exemplo, evitar a utilização inadequada de produtos químicos ou outras substâncias nocivas que influenciam a qualidade da água de forma prejudicial. Além disso, as infra-estruturas devem ser construídas de tal forma que preservem o nível natural e função dos cursos de água e leitos dos rios, evitando o assoreamento dos cursos de água

Estatística em Portugal

Área certificada: 253 025 ha

Proprietários Florestais: 831

Certificados CdR: 136

Sites CdR abrangidos: 347

(actualização em 24 Out. 2017)
Saiba mais...