Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
PEFC Portugal

skflag Portugal | PEFC International

Compras Empresarias

O papel e os produtos de embalagem são produtos altamente visíveis para o consumidor já que têm um forte impacto na sua vida quotidiana, através do uso de diferentes artigos, tais como pacotes de cereais, embalagens de perfume, revistas e jornais até às cartas de correio, papel de escritório e economato em geral, bem como em propaganda e comunicações comerciais.

Reconhecendo a necessidade de políticas de compras empresarias responsáveis, o sector do papel, embalagem e impressão tem vindo a desenvolver normas especificas para o sector e sistemas destinados a melhorar as compras ambientais das empresas. Segue -se a seguir alguns exemplos:

Two Sides

logotwosidesA campanha Two Sides é uma iniciativa criada por empresas de comunicação gráfica ao longo da cadeia de fornecimento, incluindo a produção florestal, pasta e papel, edição e impressão.

O seu objectivo é promover a produção e uso responsável do papel e impressão, e dissipar equívocos ambientais comuns, fornecendo aos utilizadores informação verificável sobre os argumentos pelos quais o papel e a impressão são meios de comunicação atraentes, práticos e sustentáveis.

A campanha reconhece a importância dos esquemas de certificação da gestão florestal sustentável, designadamente o papel da certificação PEFC para os clientes, na garantia de uso responsável dos recursos.

 

O PEFC faz 20 anos - junte-se à comemoração!

Este ano, assinalamos 20 anos de sucesso desta grande e crescente aliança global. Junte-se às empresas e proprietários florestais em todo o mundo nesta oportunidade única de aumentar a visibilidade do seu compromisso com o PEFC, desde a floresta até ao mercado!

Veja mais sobre esta notícia aqui.

 20anos

Estatística em Portugal

Área certificada (Ha): 277 697

Proprietários Florestais: 1 857

Certificados CdR: 169

Sites CdR abrangidos: 455

(actualização em Agosto 2019)

Estatística Internacional

Área certificada:
311 milhões ha

Proprietários Florestais:
> 750 000

Empresas (CdR):
> 20 000

Convite às partes interessadas - Revisão da Norma Portuguesa 4406

O ICNF, enquanto organismo de normalização sectorial (ONS) no domínio da Gestão Florestal Sustentável, convida à Nomeação de Vogais na Comissão Técnica 145 no âmbito da revisão da Norma Portuguesa 4406 de Gestão Florestal Sustentável.

Saiba mais aqui.

ccientifico icnf