Porquê é necessária a Certificação da Cadeia de Responsabilidade?

A certificação de cadeia de responsabilidade define requisitos para a rastreabilidade da matéria-prima certificada desde a floresta até ao produto final, assegurando que a produtos de base florestal (lenhosos e não lenhosos) provêm de florestas certificadas.  

Porquê é necessária a Certificação da Cadeia de Responsabilidade?

O PEFC é um instrumento de mercado voluntário que se aplica a toda a cadeia de abastecimento de produtos de base florestal, desde a floresta até ao consumidor. 

Desde pequenas e médias empresas a organizações de marcas globais, cada vez mais entidades ao longo da cadeia pretendem demonstrar que os seus produtos de base florestal provêm de origens legais e sustentáveis.

Video - Ajude a proteger as florestas e faça prova disso

1:47

Video - Ajude a proteger as florestas e faça prova disso

Algumas organizações procuram na certificação CdR, a resposta à legislação e exigências regulamentares, outras verificam ainda os benefícios inerentes de oferecer garantias de sustentabilidade em produtos, para atenderem às preocupações ambientais, sociais e éticas.

Cumprir a legislação

Pelo mundo inteiro, os governos têm vindo a adoptar legislação destinada a apoiar o comércio de madeira legal e a negar a entrada no mercado de produtos de madeira ilegal. 

Isto inclui o Regulamento da Madeira da UE (EUTR), a Lei Ambiental Lacey (U.S. Lacey Act) e o Regulamento Australiano de Proibição da Exploração Florestal Ilegal. A certificação da Cadeia de responsabilidade PEFC permite demonstrar a conformidade com estes requisitos legislativos, fornecendo acesso a este tipo mercados influentes.


Atender às expectativas dos clientes

Demonstrando compromisso em travar a desflorestação, conservar a biodiversidade e agir com responsabilidade social, atualmente os responsáveis pelas compras quer em setores públicos ou privados, vão muitas vezes além dos requisitos legais e exigem garantia da sustentabilidade da floresta. 

Independentemente da motivação, é um facto que a certificação de cadeia de responsabilidade PEFC acrescenta valor!


Por exemplo, já quase 30 governos nacionais adoptaram políticas sustentáveis de compra de madeira. Da mesma forma, um número crescente de empresas exige provas de sustentabilidade aos seus fornecedores, incentivando as empresas em obterem um certificado de cadeia de responsabilidade PEFC.

Disponibilidade e escolha

Dado que 60% das florestas mundiais são certificadas com certificação PEFC (mais de 300 milhões de hectares), Existe acesso a um grande fornecimento de produtos florestais e não-florestais certificados PEFC. Mais de 20.000 empresas em todo o mundo detêm a certificação de cadeia de responsabilidade PEFC, garantindo que haja uma grande variedade de produtos com este selo, disponíveis no mercado.

Newsletter

Subscreva à nossa newsletter