Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
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Como Obter a Certificação Florestal?

Os Produtores nacionais não podem ignorar a importância crescente da Certificação. Nas sociedades actuais, a falta de Certificação Florestal significa a diminuição da competitividade nos mercados e, a prazo, a falência dos negócios. Os Produtores Florestais portugueses têm condições para obter a Certificação PEFC das suas explorações.

Para iniciar um processo de certificação Florestal, contacte a organização de produtores florestais da sua região. Os seus técnicos estão à disposição para tratar, com qualquer Produtor, de todos os pormenores necessários para a certificação de qualquer exploração e aconselhar qual a melhor solução disponível ao seu caso.

As principais fases necessárias à obtenção de Certificação de Gestão Florestal Sustentável incluem:

  • Conhecer as opções de certificação e procurar a melhor solução para o seu caso;
  • Comprometer-se a cumprir as boas práticas de gestão florestal, de acordo com os requisitos definidos no sistema de gestão florestal;
  • Dispor de um Organismo de Certificação de terceira parte (independente) para avaliar se as suas práticas de gestão florestal estão de acordo com a norma de gestão florestal sustentável e verificar que todos os requisitos são cumpridos. Isto é feito através de um pedido formal de certificação de gestão florestal sustentável ao Organismo de Certificação. Com base nesse pedido, será remetida uma proposta, incluindo uma estimativa de custo. Os custos de certificação PEFC para a gestão florestal sustentável são fixados pelos organismos de certificação, devido à natureza competitiva da actividade de certificação os preços podem variar por organismo de certificação e por país. Os custos variam também consoante a opção de certificação escolhida.
  • Manter toda a documentação pertinente, e disponibilizá-la sempre que solicitado pelo Organismo de Certificação.
  • Será organizada pelos auditores do Organismo de Certificação uma visita de campo. As visitas de campo incluem visitas de campo aos locais previamente seleccionados e revisão de documentação do sistema de gestão no local e entrevistas com o pessoal relevante.
  • Resolver, se necessário, questões de não cumprimento. Este é um pré-requisito à emissão de um certificado de gestão florestal sustentável.
  • Se as suas práticas de gestão estiverem de acordo com os requisitos de certificação, será emitido um certificado PEFC. O certificado é geralmente válido por um período de três anos. Deverá contudo submeter a sua exploração florestal a uma auditoria anual de verificação de conformidade, para garantir que as operações efectuadas continuam a cumprir os requisitos.
  • Renovar a certificação. A fim de renovar a sua certificação, após expiração do certificado, será necessário submeter a uma nova auditoria de concessão da certificação.

Saiba mais

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas sobre a certificação de Gestão Florestal Sustentável PEFC, por favor contactar:

 

Estatística em Portugal

Área certificada: 257 625 ha

Proprietários Florestais: 817

Certificados CdR: 126

Sites CdR abrangidos: 288

(actualização em 08 Jun 2017)
Saiba mais...

Norma de Gestão Florestal 2014

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Norma Portuguesa
NP 4406:2014