Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
PEFC Portugal

skflag Portugal | PEFC International

Norma para a Gestão Florestal Sustentável

A Norma Portuguesa NP 4406 "Sistemas de gestão florestal sustentável - Aplicação dos critérios pan-europeus para a gestão florestal sustentável" estabelece os requisitos para os proprietários e gestores florestais que pretendem obter a certificação florestal.

Actualmente encontra-se em vigor a NP 4406:2014.

Consulte mais detalhes sobre o processo de elaboração desta norma.

Metodologia GFS:

A Norma Portuguesa encontra-se dividida em três grandes àreas:

  •  Sistema de Gestão

São os requisitos de um sistema de gestão baseados no Ciclo da Qualidade Total de Demming (PLAN-DO-CHECK-ACT, i.e. Planeamento - Operacionalização - Verificação - Actuação/Revisão). Constituem uma abordagem simples e sistemática, permitindo, simultaneamente, a compatibilização com normas internacionais de sistemas de gestão. 

  • Critérios para a Gestão Florestal Sustentável  

Os Critérios para a Gestão Florestal Sustentável são verificados pelo conjunto de indicadores que os compõem e que se encontram estabelecidos na norma. Os indicadores para a Gestão Florestal Sustentável fornecem informações sobre o estado actual e tendências ao longo do tempo, da floresta e da sua gestão, em vez de medidas, acções (pressões) ou respostas. Os indicadores informam também sobre tendências indesejáveis, para que possamos decidir como agir. 

Os indicadores de sustentabilidade florestal permitem ao governo, organizações não-governamentais, comunidades empresariais e sociedade estar a par do contributo que as nossas florestas proporcionam para a nossa qualidade de vida.

  • Especificações para a aplicação da Norma ao nível regional, ao nível do grupo e individual

 

 

Estatística em Portugal

Área certificada: 258 843 ha

Proprietários Florestais: 826

Certificados CdR: 131

Sites CdR abrangidos: 342

(actualização em 07 Set. 2017)
Saiba mais...

Norma de Gestão Florestal 2014

np4406 2014small

Norma Portuguesa
NP 4406:2014