Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
PEFC Portugal

skflag Portugal | PEFC International

Como Obter a Certificação CdR?

A certificação da Cadeia de Responsabilidade é realizada por Organismos de Certificação acreditados que verificam a conformidade do sistema e contabilização do fluxo de madeira/cortiça ou outro produto de base florestal que é aplicado pelas empresas em conformidade com a Norma internacional de Cadeia de Responsabilidade do PEFC.

Todas as entidades que se certificam pelo PEFC estão em conformidade com as exigências da Organização Internacional de Normalização (ISO) para organimos de certificação. A certificação de Cadeia de Responsabilidade PEFC está baseada nas melhores práticas e orientações para a certificação e faz uso das normas ISO, globalmente aplicadas para garantir a independência, transparência e imparcialidade dos processos de certificação.

Principais Requisitos

Para obter a certificação de Cadeia de Responsabilidade, devem ser cumpridos alguns requisitos fundamentais.

  • O sistema de gestão em vigor deve ter procedimentos que garantam conformidade com a norma Internacional de Cadeia de Responsabilidade PEFC. Caso a sua empresa já tenha implementado a ISO 9001 ou ISO 14001, esta informação pode ser integrada nos procedimentos do sistema existente.
  • O pessoal responsável pela execução das tarefas que possa afectar a implementação e manutenção da cadeia de responsabilidade, por exemplo, compradores, pessoal de marketing e vendas, deve ser identificado, receber informação e formação. É vital garantir que todos os envolvidos têm conhecimento adequado dos objectivos e exigências da certificação de Cadeia de Responsabilidade.
  • A verificação de fornecedores é necessária e deve ser implementadas a fim de confirmar que a matéria-prima comprada é certificada - a produção de bens certificados exige a aquisição de material certificado. A base de dados de produtos PEFC é um bom recurso para identificar fornecedores de material certificado.
  • Os procedimentos devem ser implementados para garantir que a produção de bens certificados cumpre os requisitos para a certificação da Cadeia de Responsabilidade. Pode ser necessária prova em qualquer fase do processo.
  • Os registos de provar que todo o sistema cumpre os requisitos devem ser adequadamente mantidos.
  • Devem ser realizadas auditorias internas numa base anual. As auditorias internas são adicionais às auditorias de terceira parte (auditorias externas).

Principais Etapas

De seguida descrevem-se algumas das principais etapas necessárias à obtenção da certificação de Cadeia de Responsabilidade:

  • Definir o sistema de Cadeia de Responsabilidade e dar formação ao pessoal; assegurar o cumprimento criterioso dos requisitos PEFC.
  • Procurar um Organismos de Certificação independente para avaliar a sua empresa face à norma Internacional de Cadeia de Responsabilidade PEFC e verifique que todos os requisitos são cumpridos.
  • Contactar um Organismo de Certificação acreditado e notificado PEFC; estabelecer um contacto inicial por telefone, e-mail ou encontro pessoal. Tal deve ser feito através de um pedido formal de certificação de Cadeia de Responsabilidade com o Organismo de Certificação da sua escolha. Com base nesse pedido, receberá uma proposta, incluindo uma estimativa de custo. Os custos da certificação de Cadeia de Responsabilidade PEFC são fixados pelo Organimos de Certificação individual, podendo variar entre Organimos de Certificação devido à natureza competitiva do negócio de certificação.
  • A maioria dos Organismos de Certificação estabelece os seus honorários em função do tempo necessário para a realização da auditoria. O tempo de Auditoria depende de uma série de variáveis, incluindo a dimensão da empresa e da complexidade da Cadeia de Responsabilidade. Em média o tempo de auditoria varia entre meio-dia e dois dias
  • É organizada uma visita ao local por auditores do Organismos de Certificação para avaliar o cumprimento da norma Internacional de Cadeia de Responsabilidade PEFC. Resolve, se necessário, qualquer questão relacionada com não-cumprimento. Este é um pré-requisito antes de um certificado de Cadeia de Responsabilidade poder ser emitido.
  • Se o sistema de cadeia de responsabilidade da sua empresa estiver em conformidade com os requisitos de certificação, será emitida a certificação PEFC. O certificado de Cadeia de Responsabilidade é geralmente válido por um período de três anos. É necessária uma auditoria anual de acompanhamento para confirmar que a actividade continua a cumprir os requisitos da Cadeia de Responsabilidade.
  • Renovar a certificação de Cadeia de Responsabilidade. A fim de renovar a sua certificação de Cadeia de Responsabilidade, a empresa deve ser submetida a uma nova avaliação no termo da data do certificado.

Saiba mais

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas sobre a certificação de Cadeia de Responsabilidade PEFC, por favor contactar:

Estatística em Portugal

Área certificada: 253 025 ha

Proprietários Florestais: 831

Certificados CdR: 136

Sites CdR abrangidos: 347

(actualização em 24 Out. 2017)
Saiba mais...

Norma de Cadeia de Responsabilidade

pefcst2002_2013

PEFC ST 2002:2013
(2ª edição)

 

 

 

Guia de Utilização CdR

pefc guide 2

Guia CdR
PEFC GD 2001:2014