Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
PEFC Portugal

skflag Portugal | PEFC International

Certificação da Cadeia de Responsabilidade

Comunicado - Acções a tomar pelos Organismos de Certificação para disponibilizar certificação nas normas recentemente publicadas.

Em Janeiro de 2020, o PEFC publicou as normas internacionais revistas para Cadeia de Responsabilidade PEFC (ST 2002), Marcas registadas PEFC (ST 2001) e Requisitos para os Organismos de Certificação para Cadeia de Responsabilidade (ST 2003). Estas três normas entraram em vigor em 14 de Fevereiro de 2020, com um período de transição de 18 meses.

Estas 3 normas estão vinculadas pelo que as versões 2020 devem ser utilizadas juntas. Ou seja,

  • Os organismos de certificação só podem auditar com a versão 2020 das normas ST 2001 e ST 2002, se o fizerem de acordo com a versão 2020 da norma ST 2003. Para tal terão de obter a qualificação necessária.
  • Uma empresa só pode usar a versão 2020 da norma ST 2001 se estiver certificada com a versão 2020 da norma ST 2002 e a auditoria for realizada de acordo com a versão 2020 da norma ST 2003.

 

Requisitos obrigatórios para a qualificação de auditores

O PEFC Portugal irá assegurar a qualificação para ministrar formação, promovendo consequentemente a possibilidade de desenvolver as ações de formação reconhecidas em Portugal, na nova versão das normas. Esta qualificação vai iniciar-se a 30 de Março de 2020 para os membros do PEFC Internacional prevendo-se a disponibilização da formação em Portugal no decurso do ano.

Para a qualificação dos auditores, os organismos de certificação poderão verificar as formações promovidas pelo PEFC Internacional existentes em: https://www.pefc.org/for-business/certification-and-accreditation-bodies/certification-body-training

cdr

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comunicado - Publicação das 3 normas PEFC recentemente aprovadas

As 3 normas PEFC recentemente aprovadas (PEFC ST 2001, PEFC Trademarks; PEFC ST 2002, PEFC Chain of Custody e PEFC ST 2003, Certification Body Requirements – Chain of Custody) entraram hoje em vigor e encontram-se em processo de transição por um período de 18 meses.

Os documentos finais podem ser consultados em: https://standards.pefc.org/the-standards/chain-of-custody

3normasaprovadas

 

A Certificação CdR

Se é responsável por uma empresa de processamento, transformação de madeira e cortiça ou outros produtos de base florestal, se é fornecedor ou retalhistas e se procura demonstrar que o seu negócio contribui positivamente para a manutenção e melhoria da Floresta, deverá certificar a sua empresa pela Cadeia de Responsabilidade PEFC e estabelecer uma política de compras de matéria-prima em conformidade.

A certificação de cadeia de responsabilidade define requisitos para a rastreabiidade da matéria-prima certificada desde a floresta até ao produto acabado assegurando que a madeira/cortiça ou outro produto de origem florestal incluído no produto ou linha de produção provem de florestas certificadas.  

A certificação da cadeia de responsabilidade é fundamental para:

  • As empresas implementarem e demonstrarem a sua ética comercial, e
  • Os consumidores terem opção de escolha na compra responsável dos seus produtos.

Para que um produto possa obter a certificação, todas as entidades da cadeia de abastecimento devem possuir um certificado de Cadeia de Responsabilidade PEFC. Só assim as empresas são elegíveis para ostentar a marca PEFC nos seus produtos e no marketing relacional do produto, destacando a sua responsabilidade no abastecimento de matéria-prima.

A certificação da cadeia de responsabilidade é atribuída por Organismos de Certificação acreditados.

A certificação pela Cadeia de Responsabilidade PEFC proporciona-lhe ainda importantes benefícios:

Oportunidades e vantagens de mercado

  • Uma mensagem clara e transparente – a simples possibilidade de poder incluir a marca PEFC num produto ou numa linha de produto, permite comunicar com o cliente de forma clara, concisa e transparente de que a madeira e produtos florestais não-lenhosos, provêm de florestas com gestão sustentável
  • Acesso ao Mercado – a certificação de CdR oferece às empresas acesso a mercados cada vez mais competitivos e exigentes na procura de produtos "amigos do ambiente", criando vantagens de mercado em relação às empresas com produtos não certificados - aumentando o valor da sua marca.

Abastecimento seguro e transporte

  • Confiança – a certificação CdR permite às empresas terem certeza da origem da madeira e produtos derivados de madeira que compram.
  • Rastreabilidade e Eficiência – a certificação CdR oferece garantias de que a madeira final e/ou produtos não-lenhosos podem ser rastreados até uma fonte sustentável. Pode ainda melhorar a eficiência e os sistemas de produção através da contabilização do produto.
  • Gestão de Risco – a certificação CdR inclui um Sistema de Diligência Devida para excluir madeira de fontes desconhecidas, ilegais e controversas. Através da implementação e manutenção de um sistema robusto de CdR, as empresas podem fornecer garantias de que os seus produtos não contêm madeira de fontes ilegais.
  • Disponibilidade e escolha - dois terços da área florestal mundial é certificada pelo PEFC, o que representa mais de 220 milhões de hectares, oferecendo a mais ampla oferta de fibra e madeira certificada.

Comunicação com o Cliente e Promoção

  • Liderança empresarial em sustentabilidade – demonstre o seu papel de liderança comercializando produtos certificados, como parte da sua política de Responsabilidade Social e simultaneamente aumente a sua vantagem competitiva sobre outros fornecedores na cadeia de valor.
  • Marketing - associando a marca PEFC aos seus produtos vai encorajar os seus clientes e consumidores a optar pela escolha positiva da gestão florestal responsável, diferenciando positivamente os produtos PEFC de outros produtos equiparáveis no mercado.

Adicionalmente, através do uso da marca PEFC é criado um mecanismo seguro, de participação pública e co-responsabilização da sociedade no aumento de áreas com gestão florestal sustentável e para o consumo de bens naturais e renováveis como opção responsável.

A venda de produtos certificados pode promover os produtos aos consumidores, especialmente como alternativa a outros produtos menos sustentáveis ou mais intensivos em termos de uso energético e de materiais.

O PEFC faz 20 anos - junte-se à comemoração!

Este ano, assinalamos 20 anos de sucesso desta grande e crescente aliança global. Junte-se às empresas e proprietários florestais em todo o mundo nesta oportunidade única de aumentar a visibilidade do seu compromisso com o PEFC, desde a floresta até ao mercado!

Veja mais sobre esta notícia aqui.

 20anos

Estatística em Portugal

Área certificada (Ha): 277 697

Proprietários Florestais: 1 857

Certificados CdR: 169

Sites CdR abrangidos: 455

(actualização em Agosto 2019)

Norma de Cadeia de Responsabilidade

pefcst2002_2013

PEFC ST 2002:2013
(2ª edição)

 

 

 

Guia de Utilização CdR

pefc guide 2

Guia CdR
PEFC GD 2001:2014