Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
PEFC Portugal

skflag Portugal | PEFC International

Direcção

Presidente da Direcção  

CV

Carlos Alberto Amaral Vieira
Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo IST (1967-72). Foi docente entre 1973 e 1978, leccionando no Departamento de Física no Instituto Superior Técnico, na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Iniciou a sua actividade no sector papeleiro como Director Técnico na FAPAJAL em 1980. Mais tarde, em 1986 e até 1988, exerceu funções como Director de Produção na INAPA, altura em que iniciou a sua carreira na Soporcel, no complexo fabril da Figueira da Foz, onde esteve até Dezembro de 2015, como Director fabril desta unidade. Em Janeiro de 2016, assumiu o papel de Director Geral da CELPA – Associação da Indústria Papeleira. Desde 2016 encontra-se em funções enquanto Presidente de Direcção do Conselho da Fileira Florestal Portuguesa / PEFC Portugal.

Período do Mandato no CFFP/PEFC Portugal: 2016 - 2018 

     

 Vice Presidente da Direcção

fcg

Francisco José Amorim de Carvalho Guerra 
Doutorado em Bioquímica pela Universidade do Porto, preside actualmente à Forestis – Associação Florestal de Portugal, cargo este que ocupa desde 2001. Dos diversos cargos que ocupou podemos salientar: Membro do Painel dos Projectos de Investigação da NATO e seu Presidente de 1977 a 1978; Presidente da Comissão Administrativa do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa (desde 1978); Vice-Reitor da Universidade do Porto (1985 a 1991); Presidente do Conselho para a Cooperação Ensino Superior Empresa – CESE (1990 a 2002); Representante Nacional junto do Comité de Ciência e Tecnologia da OCDE (1991); Delegado Nacional ao Comité de Política Científica e Tecnológica da OCDE (1992). Pelo seu reconhecido mérito, tem presidido a diversas instituições e organismos, tendo-lhe sido atribuído diversos reconhecimentos e condecorações, das quais podemos salientar o Doutoramento Honoris Causa, em Ciências da Saúde, pela Universidade do Minho (2002), a Medalha de Prata da Universidade do Minho (1999); Condecorado com a comenda de “Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública” por Sua Excelência o Senhor Presidente da República Doutor Mário Soares (1998); Condecorado com “A Ordem de Palma Académica” pelo Governo Francês (1988) e com a Grã Cruz da Ordem Militar de Cristo por Sua Excelência o Senhor Presidente da República Doutor Jorge Sampaio (1995).

Período do Mandato no CFFP/PEFC Portugal: 2005 - 2018

 

Membros da Direcção

JoãoSoveral

João Soveral
Integra o departamento técnico da Confederação dos Agricultores de Portugal, exercendo funções de assessoria da direcção para as matérias relacionadas com a política florestal ou com outras políticas públicas que a influenciam. Ao longo da sua carreira desempenhou diversas funções em entidades públicas e privadas do sector florestal.

 

  

Período do Mandato no CFFP/PEFC Portugal: 2015 – 2018

     

pedroteixeiraPedro Teixeira
Licenciado em Engenharia Florestal – Gestão de Recursos Florestais pela Escola Superior Agrária de Bragança. Desde 2009 é colaborador no Centro PINUS, organização que representa a Fileira do Pinho em Portugal. Iniciou o seu percurso profissional  em empresas prestadoras de serviços de silvicultura e de topografia, tendo ainda colaborado com o INE nos Censos Agrícolas de 2009.

 

 

 Período do Mandato no CFFP/PEFC Portugal: 2015 – 2018

 

Ana Cristina Gonçalves
Professor Auxiliar c/ Agregação no Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora e investigadora do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM). Desenvolve investigação nas áreas da silvicultura e modelação em povoamentos puros, mistos, regulares e irregulares, gestão florestal e sistemas de informação geográfica aplicados à gestão e ordenamento florestal. Autora de várias publicações científicas e de divulgação.

Período do Mandato no CFFP/PEFC Portugal: 2012 – 2018

Estatística em Portugal

Área certificada: 258 843 ha

Proprietários Florestais: 826

Certificados CdR: 131

Sites CdR abrangidos: 342

(actualização em 07 Set. 2017)
Saiba mais...