Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
PEFC Portugal

skflag Portugal | PEFC International

PEFC Internacional

O Programme for the Endorsement of Forest Certification (Programa para o Reconhecimento da Certificação Florestal) – PEFC, é uma organização não governamental sem fins lucrativos dedicada a promover a Gestão Florestal Sustentável e sua certificação por uma entidade externa (de terceira parte).

O PEFC funciona em toda a cadeia de abastecimento de produtos de base florestal, para promover boas práticas na floresta e garantir que a madeira, cortiça e produtos florestais não - lenhosos são produzidos de acordo com os melhores padrões éticos, ecológicos e sociais. Graças ao seu rótulo ecológico – marca PEFC, clientes e consumidores são capazes de identificar os produtos provenientes de florestas geridas de forma sustentável.

O PEFC Internacional é uma organização de cúpula. Funciona através do reconhecimento de esquemas de certificação florestal nacionais, desenvolvidos por via de processos que envolvem múltiplas partes interessadas e adaptados às condições e prioridades locais.

Com cerca de 30 esquemas nacionais reconhecidos e mais de 240 milhões de hectares de floresta certificada, o PEFC é o maior sistema de certificação florestal mundial.

Cada esquema nacional de certificação florestal é sujeito à avaliação rigorosa do cumprimento dos padrões mútuos de Sustentabilidade do PEFC por uma entidade de terceira parte, assegurando a coerência do esquema com as exigências internacionais.

Estes padrões de referência mútuos foram desenvolvidos com base nos processos e orientações intergovernamentais, internacionalmente reconhecidos para a promoção da GFS, a curto e longo prazo, de forma a garantir o cumprimento dos requisitos acordados à escala mundial.

Os padrões de referência mútuos são periodicamente revistos através de processos multi-sectoriais que envolvem a participação de representantes da sociedade civil, empresas, governos, trabalhadores e instituições de investigação a nível mundial para incluir novos conhecimentos científicos, as mudanças e evolução das expectativas sociais e incorporar as boas práticas mais recentes.

Actualmente, o PEFC inclui mais de 35 esquemas de certificação nacionais entre os seus membros associados, sendo também aberto a organizações de âmbito internacional representativas da sociedade civil, empresas, entidades governamentais e organismos intergovernamentais.

O PEFC é o esquema de certificação de preferência dos pequenos proprietários florestais incluindo pequenas explorações familiares privadas e baldios

Cerca de 25% das florestas mundiais são geridas por 2 biliões de pequenos proprietários privados e comunitários, com 40% das florestas do Norte detidas por 30 milhões de pequenos proprietários privados e 25% das florestas do Sul detidas e geridas por comunidades.

Através de mecanismos inovadores para a certificação de grupo e regional, o PEFC apoia proprietários de pequenas explorações a ganhar reconhecimento no mercado, prestando, assim, uma contribuição duradoura para a subsistência e desenvolvimento rural.

Até à data, várias centenas de milhares de famílias - e comunidades de baldios – com propriedades florestais adquiriram a certificação PEFC.

A certificação PEFC é também escolhida em numerosas políticas de abastecimento privadas e contratos públicos para a compra de madeira e produtos de base florestal em todo o mundo.

Estatística em Portugal

Área certificada: 253 025 ha

Proprietários Florestais: 831

Certificados CdR: 136

Sites CdR abrangidos: 347

(actualização em 24 Out. 2017)
Saiba mais...

Estatística Internacional

Área certificada:
300 milhões ha

Proprietários Florestais:
> 750 000

Empresas (CdR):
18 800

(actualização em Dez 2016)
Saiba mais...