Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
PEFC Portugal

skflag Portugal | PEFC International

Certificação da Gestão Florestal Sustentável

certif1A gestão florestal é uma actividade de longo prazo. Os resultados da aplicação de boas práticas são muitas vezes visíveis apenas algumas dezenas de anos mais tarde.

A certificação da gestão florestal sustentável PEFC proporciona aos produtores florestais -proprietários e gestores, o reconhecimento por uma parte independente (de terceira parte) da gestão responsável que praticam.

Qual o benefício para os Produtores?

Enquanto consumidores, empresas e governos continuarem preocupados com a sua pegada ecológica, os mercados de papel, madeira e outros produtos de base florestal certificados vão continuar a crescer.

A certificação PEFC proporciona aos proprietários e gestores florestais – organizações de proprietários florestais privados, áreas florestais com gestão publica e comunitária (baldios) e empresas – acesso ao mercado global de produtos certificados.

Ao obterem a Certificação Florestal, os Produtores asseguram, no seu país e no estrangeiro, o reconhecimento de que os seus produtos são provenientes de explorações sustentáveis. Isso é uma importante mais-valia para a comercialização de matéria prima de origem florestal, já que mais de metade de toda a madeira certificada PEFC é importada para mercados como o Reino Unido e a Holanda, onde a certificação representa uma vantagem real de mercado.

Num mercado em que a concorrência é cada vez maior, a qualificação é um factor que marca a diferença e assegura a preferência dos compradores. É por isso que o número de hectares de floresta com Certificação PEFC não pára de aumentar em todo o mundo.

Em Portugal, no âmbito das políticas privadas de aquisição de matéria-prima certificada, algumas entidades oferecem no mercado diferenciação de preço para madeira certificada PEFC.

O Que Significa na Prática?

O PEFC estabelece exigentes padrões para a certificação e gestão florestal sustentável em consonância com a evolução e expectativas da sociedade. As normas de Sustentabilidade PEFC são baseadas no consenso alargado da sociedade, expresso nos processos e directrizes internacionais, intergovernamentais e multilaterais onde são envolvidas milhares de partes interessadas.

Obtendo a certificação de Gestão Florestal Sustentável PEFC está a demonstrar que a suas práticas de gestão cumprem os requisitos para as melhores práticas de gestão florestal sustentável, significando:

  • A Biodiversidade dos ecossistemas florestais é mantida ou aumentada
  • A gama de serviços ambientais que a floresta presta é mantida e protegida
    • são gerados alimentos, fibra, biomassa, madeira e cortiça
    • são mantidas funções essenciais de regulação do  ciclo da água, sequestro e armazenamento de carbono e prevenção da erosão do solo
    • são mantidos habitats e abrigo para as pessoas e animais selvagens, e
    • são gerados benefícios espirituais e de lazer
  • Os produtos químicos são substituídos por alternativas naturais ou a sua utilização é minimizada
  • Os direitos dos trabalhadores e a sua segurança são protegidos
  • O trabalho local é encorajado
  • Os direitos dos povos indígenas são respeitados
  • As actividades são realizadas dentro do quadro legal aplicável e seguindo as melhores práticas disponíveis

Área certificada: 257 625 ha

Proprietários Florestais: 817

Certificados CdR: 126

Sites CdR abrangidos: 288

(actualização em 08 Jun 2017)
Saiba mais...

np4406 2014small

Norma Portuguesa
NP 4406:2014