Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
PEFC Portugal

skflag Portugal | PEFC International

Certificação da Cadeia de Responsabilidade

Se é responsável por uma empresa de processamento, transformação de madeira e cortiça ou outros produtos de base florestal, se é fornecedor ou retalhistas e se procura demonstrar que o seu negócio contribui positivamente para a manutenção e melhoria da Floresta, deverá certificar a sua empresa pela Cadeia de Responsabilidade PEFC e estabelecer uma política de compras de matéria-prima em conformidade.

A certificação de cadeia de responsabilidade define requisitos para a rastreabiidade da matéria-prima certificada desde a floresta até ao produto acabado assegurando que a madeira/cortiça ou outro produto de origem florestal incluído no produto ou linha de produção provem de florestas certificadas.  

A certificação da cadeia de responsabilidade é fundamental para:

  • As empresas implementarem e demonstrarem a sua ética comercial, e
  • Os consumidores terem opção de escolha na compra responsável dos seus produtos.

Para que um produto possa obter a certificação, todas as entidades da cadeia de abastecimento devem possuir um certificado de Cadeia de Responsabilidade PEFC. Só assim as empresas são elegíveis para ostentar a marca PEFC nos seus produtos e no marketing relacional do produto, destacando a sua responsabilidade no abastecimento de matéria-prima.

A certificação da cadeia de responsabilidade é atribuída por Organismos de Certificação acreditados.

A certificação pela Cadeia de Responsabilidade PEFC proporciona-lhe ainda importantes benefícios:

Oportunidades e vantagens de mercado

  • Uma mensagem clara e transparente – a simples possibilidade de poder incluir a marca PEFC num produto ou numa linha de produto, permite comunicar com o cliente de forma clara, concisa e transparente de que a madeira e produtos florestais não-lenhosos, provêm de florestas com gestão sustentável
  • Acesso ao Mercado – a certificação de CdR oferece às empresas acesso a mercados cada vez mais competitivos e exigentes na procura de produtos "amigos do ambiente", criando vantagens de mercado em relação às empresas com produtos não certificados - aumentando o valor da sua marca.

Abastecimento seguro e transporte

  • Confiança – a certificação CdR permite às empresas terem certeza da origem da madeira e produtos derivados de madeira que compram.
  • Rastreabilidade e Eficiência – a certificação CdR oferece garantias de que a madeira final e/ou produtos não-lenhosos podem ser rastreados até uma fonte sustentável. Pode ainda melhorar a eficiência e os sistemas de produção através da contabilização do produto.
  • Gestão de Risco – a certificação CdR inclui um Sistema de Diligência Devida para excluir madeira de fontes desconhecidas, ilegais e controversas. Através da implementação e manutenção de um sistema robusto de CdR, as empresas podem fornecer garantias de que os seus produtos não contêm madeira de fontes ilegais.
  • Disponibilidade e escolha - dois terços da área florestal mundial é certificada pelo PEFC, o que representa mais de 220 milhões de hectares, oferecendo a mais ampla oferta de fibra e madeira certificada.

Comunicação com o Cliente e Promoção

  • Liderança empresarial em sustentabilidade – demonstre o seu papel de liderança comercializando produtos certificados, como parte da sua política de Responsabilidade Social e simultaneamente aumente a sua vantagem competitiva sobre outros fornecedores na cadeia de valor.
  • Marketing - associando a marca PEFC aos seus produtos vai encorajar os seus clientes e consumidores a optar pela escolha positiva da gestão florestal responsável, diferenciando positivamente os produtos PEFC de outros produtos equiparáveis no mercado.

Adicionalmente, através do uso da marca PEFC é criado um mecanismo seguro, de participação pública e co-responsabilização da sociedade no aumento de áreas com gestão florestal sustentável e para o consumo de bens naturais e renováveis como opção responsável.

A venda de produtos certificados pode promover os produtos aos consumidores, especialmente como alternativa a outros produtos menos sustentáveis ou mais intensivos em termos de uso energético e de materiais.

Estatística em Portugal

Área certificada: 256 465 ha

Proprietários Florestais: 748

Certificados CdR: 123

Sites CdR abrangidos: 256

(actualização em 19 Mai 2017)
Saiba mais...

Norma de Cadeia de Responsabilidade

pefcst2002_2013

PEFC ST 2002:2013
(2ª edição)

 

 

 

Guia de Utilização CdR

pefc guide 2

Guia CdR
PEFC GD 2001:2014