Promovendo a Gestão Florestal Sustentável
PEFC Portugal

skflag Portugal | PEFC International

Equipa

Secretária-geral

PS3Paula Salazar iniciou a sua actividade profissional como responsável pela implementação de sistemas de gestão ambiental pela ISO 14001 na Anodil e posteriormente na COVINA estando há mais de dez anos a exercer funções em organizações do sector forestal Português.

Entre 2000-2002 foi coordenadora do projecto "Gestão Sustentável dos Sistemas Florestais Portugueses" e responsável pela àrea de desenvolvimento e ambiente na Federação de Produtores Florestais de Portugal, onde ganhou profundos conhecimentos sobre o movimento associativo e a aplicação de critérios de certificação florestal, trabalhando em estreita colaboração com diversas organizações de produtores florestais.

Em 2003 iniciou funções na Associação da Indústria Papeleira (CELPA), com o objectivo principal de coordenar o projecto de reconhecimento do Sistema Português de Certificação Florestal (PEFC Portugal) e apoiar a criação de uma estrutura associativa responsável pela promoção da certificação em Portugal. A título pontual foi coordenadora do Estudo de Impacte Ambiental do projecto de requalificação da pedreira de gesso de Óbidos para a AGREPOR, Agregados – Extracção de Inertes S.A.

Desde 2005 é Secretaria-geral no Conselho da Fileira Florestal Portuguesa exercendo funções executivas e de administração da Associação e do Sistema PEFC Portugal.

Nasceu em 1971, em Lisboa, e licenciou-se em 1998, em Engenharia do Ambiente na Universidade Independente, tendo frequentado em 2005 o primeiro ano do mestrado em Energia e Biomassa na Universidade Técnica de Lisboa.

 

fotolinkedinMarina Soares terminou o Mestrado Integrado em Engenheira do Ambiente, perfil de Gestão de Sistemas Ambientais em 2008 na Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL). Esta formação académica foi enriquecida no decorrer de um estágio, realizado na EDP, na área de Gestão Ambiental do Sistema Integrado de Gestão do Ambiente e Segurança.

Ainda em 2008 iniciou funções no Instituto Português da Qualidade, na qualidade de Técnica Superior de Normalização, onde adquiriu conhecimentos sólidos sobre o desenvolvimento normativo nacional e internacional e desenvolveu competências ao nível da implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade e auditorias.

Em 2011 integrou o Conselho da Fileira Florestal Portuguesa como técnica estagiária, com o propósito de apoiar as actividades da Associação, em particular as actividades de normalização associadas ao Sistema PEFC Portugal.

 

 

Área certificada: 257 625 ha

Proprietários Florestais: 817

Certificados CdR: 126

Sites CdR abrangidos: 288

(actualização em 08 Jun 2017)
Saiba mais...